(Avaliação) Hyundai HB20S 1.0 manual: sedan “milzinho”, vai bem?
O HB20 Sedan é como se fosse o segundo filho de muitos casais: não é o queridinho da família, o predileto, mas está quase lá. Nesse caso, o favorito da Hyundai é mesmo o HB20 hatch, que sempre vendeu mais que o sedan e faz sucesso desde quando surgiu. Mas o HB20 Sedan, ou HB20S (ele atende pelos dois nomes), também é um carro importante na linha da marca coreana, principalmente nessas versões de entrada, com motor 1.0 aspirado e câmbio manual. Elas existem aos montes por aí, principalmente nas mãos de motoristas de aplicativos ou nas frotas de locadoras.
Sedan 1.0 “de luxo”
Nas fotos, você vê a versão Limited Plus, de R$104 mil, que é a mais cara com esse conjunto. Sua proposta é clara: ser um sedan pequeno, bem completo e refinado, só que com motor 1.0. Para quem prefere uma boa oferta de equipamentos ao invés de performance, essa é a aposta da Hyundai. Honesto, ele vem com rodas de liga aro 15 diamantadas (mesmas dos antigos HB20 topo de linha), maçanetas cromadas (internas e externas), chave presencial, partida do motor por botão, sensor crepuscular, painel de instrumentos digital, multimídia completa, além de acabamento caprichado e bastante silêncio a bordo. Um “milzinho de luxo”.
Motor e câmbio: boa dupla
Nosso companheiro por sete dias, esse HB20 Sedan 1.0 manual mostrou que tem mais qualidades além da lista de itens de série recheada. Uma delas, o powertrain. O 1.0 Kappa, com três cilindros com quatro válvulas cada, mostrou-se extremamente silencioso e isolado lá no cofre, mesmo sem ter a proteção de mantas acústicas no capô. Quieto, inclusive nas médias e altas rotações, ele também vibra menos que o 1.0 turbo da mesma família, mostrando funcionamento “liso”. Na companhia, o curto, porém bem escalonado, câmbio manual de cinco marchas, com todas as marchas “funcionais” (sem sobremarcha).
Com essa dupla, e gerando no máximo 80 cv de potência com 10,2 mkgf de torque (etanol, como no carro avaliado), o sedan se vira bem. O câmbio curto, e com marchas próximas entre si, permite ir “subindo” as velocidades em sequência e ajuda bastante na boa desenvoltura do carro, principalmente na cidade, seu habitat natural. Arrancadas em 2ª ou engatar a 5ª já a 45 km/h são ações possíveis em trechos planos, e bastante facilitadas pela embreagem leve (um tanto alta, mas questão de costume) e engates dignos de carros alemães (bem justinhos e precisos).
Pela solução do duplo comando de válvulas e admissão variável, o 1.0 Kappa tem nível elogiável de força mesmo em baixas rotações, evitando a necessidade de subir muito o giro no uso urbano. Na estrada, mesmo com peso a bordo, a 4ª só é exigida em ultrapassagens mais imediatas ou grandes subidas. Nesse caso, são valiosas as quatro válvulas por cilindro, que melhoram o fluxo de gases nas altas velocidades. Por outro lado, a relação final do câmbio é curta, o que significa mais de 4 mil giros a 120 km/h, por exemplo. O sedan usa a mesma relação de marchas do hatch. Ainda bem que, como já dito, o carro é silencioso, e pouco ruído invade a cabine.
Economia de “milzinho”
As médias de consumo agradaram, ajudadas pelo bom tanque de 50 litros. Seria melhor, claro, se houvesse uma sobremarcha como no Chevrolet Onix, fazendo com que as rotações do motor baixassem nas maiores velocidades. Para o uso urbano, também não há Start&Stop para ajudar a economizar no anda e para. Mesmo assim, foi possível chegar a 12,3 km/l no uso rodoviário, enquanto marcas entre 10,5 e 11,0 km/l foram comuns na cidade, nos momentos de trânsito livre e só o motorista a bordo.
Lembrando, com etanol, combustível utilizado em todo o teste. A média total em 490 km foi de 10,8 km/l, com cerca de 70% desse percurso urbano, sempre aproveitando o eficiente ar-condicionado. Para um sedan, econômico. Ah, e vale falar: um dos segredos da boa desenvoltura e consumo comedido é seu baixo peso, de pouco mais de 1.000 kg, o que lhe garante o título de mais leve da categoria. São 100 kg a menos que um Fiat Cronos 1.0, só para que se tenha uma ideia.
Acerto mecânico
O que também conquista nos HB20, no geral, é o acerto mecânico. Os coreanos já ficaram craques em entender o gosto do consumidor brasileiro e nosso péssimo asfalto, e a prova está nesse sedan: ele é confortável mesmo nos piores pisos, e não faz feio com motoristas mais ousados ao volante. Há segurança e controle nas curvas rápidas e desvios bruscos de trajetória, pouca inclinação da carroceria e uma direção elétrica direta e precisa.
Molas e amortecedores mostram robustez para encarar a buraqueira, e “reclamam” só um pouco nas piores condições. E, mesmo baixo, não é comum raspar a parte de baixo dos seus parachoques ou o assoalho em obstáculos, algo importante para um sedan que pode andar carregado de pessoas e bagagens por aí. De fato, um carro dinâmica e mecanicamente acertado.
Espaço e ergonomia
O mais importante, e que realmente conquista, é a habitabilidade. Por mais que não seja o mais espaçoso (é o menor do segmento nas dimensões externas), oferece conforto para os ocupantes traseiros graças ao teto alto e bom tamanho de assento e encosto da segunda fileira. Só se acostumar com sua carroceria tradicionalmente baixa (menos de 1,5 m de altura), e não há problemas na acomodação de quatro adultos. No porta-malas, 474 litros, espaçosos, mesmo sem liderar a categoria.
Os bancos dianteiros, já com espuma de densidade correta (corrigindo um problema das primeiras unidades dessa “geração”), são amplos e largos, inclusive com generosas abas laterais. Melhores que muitos bancos de SUVs por aí, inclusive. A acomodação do motorista é descomplicada: há ajuste de altura do assento, um trilho longo para regulagem da distância, apoio de cabeça separado do encosto e cinto de segurança também ajustável em altura.
Com profundidade e altura reguláveis, o volante multifuncional pode ficar próximo mesmo dos maiores condutores, que ainda tem fácil acesso aos comandos e, principalmente, a alavanca do câmbio. Nessa Limited Plus, ainda há o “bônus” do apoio de braço central com revestimento macio, que atende ao motorista e ao passageiro dianteiro: quem dirige consegue trocar as marchas, inclusive as ímpares, sem tirar o braço do tal apoio central.
Embora aposte numa posição de guiar mais baixa, o que não facilita tanto o entra-e-sai, o condutor tem bom campo de visão e, nessa versão, câmera de ré e sensores de estacionamento traseiros para facilitar as balizas. Bacana, assim como o interior em duas cores claras: cinza nos bancos, painel e volante, com apoio de braço central e detalhes nas portas em couro sintético bege claro. A Hyundai, vale falar, é a única marca que oferece cabines mais “alegres” e coloridas em modelos de entrada. Atitude louvável, que foge do tradicional preto das concorrentes.
Tem outra, menos equipada…
Com motor 1.0 aspirado e câmbio manual, também está no catálogo do HB20 Sedan a versão Comfort Plus, de pouco menos de R$100 mil. Não, ela não é tão recheada ou requintada como essa Limited Plus das fotos, mas custa ao redor de R$4,5 mil a menos e mantém esse bom conjunto mecânico. Em comum, as duas andam bem (para um sedan “milzinho”), são econômicas, tem porta-malas espaçoso, ergonomia de primeira e, a tão valiosa para muitos, garantia de cinco anos com km ilimitada.
Ficha técnica:
Concepção de motor: 998 cm³, flex, três cilindros, 12 válvulas (quatro por cilindro), aspiração natural, injeção indireta de combustível, duplo comando de válvulas, variador de fase na admissão, bloco e cabeçote em alumínio |
Transmissão: manual de 5 marchas + ré |
Potência: 75/80 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol) |
Torque: 9,4/10,2 mkgf a 4.500 rpm (gasolina/etanol) |
Suspensão dianteira: independente, McPherson, com barra estabilizadora |
Suspensão traseira: eixo de torção com molas helicoidais |
Direção: com assistência elétrica progressiva |
Freios: discos ventilados na frente e tambores atrás |
Pneus e rodas: Michelin Primacy 4, medidas 185/60 com rodas de liga-leve aro 15 |
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,32 m/1,72 m/1,47 m/2,53 m |
Porta-malas: 475 litros |
Tanque de combustível: 50 litros |
Peso em ordem de marcha: 1.019 kg |
Aceleração 0 a 100 km/h: 14,5s/15,4s (etanol/gasolina) |
Velocidade máxima: 161/158 km/h (etanol/gasolina) |
Preço básico: R$103.990 (carro avaliado: R$105.590) |
Itens de série:
Antena curta no teto, Central multimídia flutuante com tela touchscreen de 8 polegadas, conectividade sem fio com smartphone Apple CarPlay® e Google Android Auto, conexão Bluetooth® com streaming de áudio, comandos de voz e comandos de áudio e Bluetooth® no volante, 4 alto-falantes, Entradas USB tipo A e tipo C (para carregamento rápido), Ar-condicionado, Direção elétrica progressiva, Travas elétricas nas portas e porta-malas, Espelho de cortesia no para sol para motorista e passageiro, Travamento automático das portas e do porta-malas a 20 km/h, Abertura e fechamento dos vidros elétricos por meio da chave, Retrovisores externos com ajuste elétrico e luz indicadora de direção, Desembaçador do vidro traseiro, Banco do motorista com ajuste de altura por alavanca, Volante com regulagem de altura e profundidade, Console de teto com luzes de leitura, Luz de teto central, Tomada de 12V no console, Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular), Bolsa porta-revista no encosto do banco do passageiro, Faróis com funções follow e leave me home, Alças de segurança para os passageiros dianteiro e traseiros, Sensores de estacionamento traseiros, Apoia braço deslizante no console central, Piloto automático e limitador de velocidade, Chave presencial Smart Key com telecomando de travamento das portas e porta-malas, Partida do motor por botão, Iluminação no porta-malas, Computador de bordo, Vidros elétricos dianteiros e traseiros com funções one-touch (descida e subida) e antiesmagamento, Rodas de liga leve diamantadas de 15″, Retrovisores externos na cor da carroceria, Maçanetas externas cromadas, Faróis de luz diurna (DRL), Bancos em tecido cinza, Maçanetas internas cromadas, Painel de instrumentos digital colorido Supervision Cluster, Apoios de braço das quatro portas revestidos em couro sintético na cor creme, 6 Airbags, Freios ABS com EBD, Apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura, Controle de estabilidade (ESP), Controle de tração (TCS), Sinalização de frenagem de emergência (ESS), Assistente de partida em rampa (HAC), Alarme perimétrico, Fixação ISOFIX® com top tether para cadeirinha de bebê, Alerta sonoro de não colocação do cinto de segurança para motorista e passageiro dianteiro, Travas infantis nas portas traseiras, Câmera de ré, Ajuste elétrico de altura do facho dos faróis