(Avaliação) Hyundai HB20 1.0 manual Limited Plus: o “milzinho de luxo”


Tem quem goste de um carro completão, mas que, ao mesmo tempo, não faz questão de um motor potente debaixo do capô. Desempenho, alta potência e bastante torque não são prioridades para muita gente, e foi pensando nisso que a Hyundai passou a oferecer a versão Limited Plus do HB20: hoje ela é a mais cara da linha com motor aspirado e transmissão manual, mais de R$96 mil, só que parece top de linha para quem não conhece. De certa forma, ela também tenta suprir a falta das configurações com motor 1.0 turbo e câmbio manual de seis marchas, que a marca coreana tirou de produção alegando baixas vendas.
Por fora dessa Limited Plus, rodas de liga diamantadas, as mesmas das versões mais caras até 2022, maçanetas cromadas e aspecto geral de hatch compacto refinado. Por dentro, também: o “milzinho de luxo” oferece itens bem incomuns para sua motorização, a exemplo da chave presencial, partida do motor por botão, painel de instrumentos digital, piloto automático, acendimento automático dos faróis, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, maçanetas cromadas, console central com apoio de braço dianteiro e por aí vai. Chama a atenção também o interior esmerado e bem montado, com direito até a partes macias nos quatro forros de porta e luzes de leitura traseiras. Chique!
Enquanto isso, dá para confiar no 1.0 tricilíndrico flex de aspiração natural, o consagrado Kappa, que já está no HB desde seu primeiro lançamento em 2012. Após evoluções, há quem diga que esse é o melhor 1.0 de três cilindros do Brasil, e não deve nada para a concorrência: tem seus bons 80 cv de potência máxima, torque máximo de mais de 10 mkgf, e aqui combina com uma curta relação das cinco marchas “utilizáveis”, ou seja, sem sobremarcha para silêncio e economia, como nos VW Polo TSI manual ou nos Chevrolet Onix 1.0 MT6.
O câmbio curto é para justamente garantir mais agilidade no trânsito urbano, onde os “milzinhos” são mais utilizados, e cai bem junto desse 1.0 que gosta de altas rotações. Mesmo não sendo dos mais leves da linha, o Limited Plus é ágil, e até se vira bem nas rotações mais baixas, embora instigue uma redução para ter mais fôlego em ladeiras ou ultrapassagens. Sem problemas: as marchas são bem escalonadas, o ruído do motor pouco invade a cabine e as trocas são prazerosas. Aliás, nesse ponto o Hyundai parece um carro alemão, com trambulador justinho e macio, passagens fáceis, alavanca curtinha e bem posicionada (dá para fazer as trocas sem tirar o braço do apoio central, por exemplo).
É fácil ir subindo marchas até a quinta mesmo em velocidades não muito altas, e as vezes o motor parece pedir muito por uma sexta, que só existia nas versões 1.0 turbo. Na estrada, por exemplo, em marcha final a 120 km/h, o conta-giros vai além dos 4.100 rpm. Sem dúvidas, assim o motor Kappa trabalha próximo da sua faixa de torque máximo (4.500 rpm), o que diminui muito a necessidade de reduções no uso rodoviário, mas se houvesse uma 6ª marcha para melhorar as médias de consumo na estrada, diminuir os ruídos e baixar a rotação do 1.0, seria ainda melhor.
A economia de combustível é vantagem, mesmo assim. Com etanol no tanque de tamanho satisfatório, aferimos até 12,8 km/l na estrada e 10,3 km/l na cidade com trânsito leve. Em quase 600 km percorridos entre ciclo urbano e rodoviário, com peso ou não, pegando tráfego lento ou livre, ele finalizou o teste marcando 11,2 km/l, sempre bebendo álcool. Lembrando que a Hyundai não oferece sistema start&stop ou indicador de trocas de marchas para essa versão, para a alegria de alguns ou tristeza de outros.
O HB20 segue como um dos melhores de guiar e ser guiado da categoria. Sua ergonomia é de primeira, com posição de guiar de altura média, bancos grandes de abas pronunciadas, direção elétrica progressiva de peso e calibração correta, facilidade de comando dos pedais (a embreagem é um tanto alta, mas questão de costume) e instrumentos de leitura descomplicada. Essa versão Limited Plus tem volante ajustável em altura e profundidade, o que faz toda a diferença na hora de encontrar o posto de condução.
A Hyundai também parece ter acertado na densidade da espuma dos seus bancos: antes eram macios demais, mas agora acomodam os ocupantes com conforto mesmo nas viagens longas. Bingo! E, se comparado com os HB 1.0 turbo, esse aspirado vibra bem menos, talvez por reforços na coxinização, fazendo esquecer das trepidações típicas de um tricilíndrico. O carro ainda tem comandos fáceis e belos sistemas de ar-condicionado e som.
Ainda que as suspensões sejam um tanto barulhentas quando enfrentam pisos ruins, a capacidade de absorção do nosso piso lunar é alta, e pouca coisa é transmitida para os ocupantes. O ajuste de molas e amortecedores foca no comportamento macio, só que o HB20 consegue também ser seguro nas curvas, desvios rápidos de trajetória e frenagens bruscas. Uma boa altura livre do solo também evita parachoques enroscando, assoalhos raspando e outros problemas que podem ser encontrados no dia-a-dia. Tudo muito correto e bem calibrado, sem abrir espaço para críticas, mostrando um ótimo trabalho da engenharia da marca coreana.
Quatro adultos e uma criança se acomodam nesse hatch. Ele não é o mais espaçoso do segmento, nem tem o maior entre-eixos, mas conta com uma disposição esperta dos componentes da cabine, fazendo com que sobre espaço satisfatório para pernas, pés, cabeça e ombros dos ocupantes. O teto é alto, mas as portas nem tanto, o que pode surpreender pessoas mais altas com algumas cabeçadas no entra-e-sai, mas nada grave. Seu porta-malas serve bem aos cinco ocupantes, com 300 litros, mesma medida de outros hatches de porte e preço semelhantes.

A proposta diferenciada de ser um 1.0 completão não é exclusiva dele. O HB20 Limited Plus tem lá seus rivais: VW Polo MPI de R$93,5 mil, Chevrolet Onix LT de R$97 mil, Peugeot 208 Style manual de R$98 mil e cia. Poucos conseguem unir as qualidades de forma tão equilibrada quanto esse Hyundai, o “milzinho de luxo”.
Ficha técnica:
Concepção de motor: 998 cm³, flex, três cilindros, 12 válvulas (quatro por cilindro), aspiração natural, injeção indireta de combustível, duplo comando de válvulas, variador de fase na admissão, bloco e cabeçote em alumínio |
Transmissão: manual de 5 marchas + ré |
Potência: 75/80 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol) |
Torque: 9,4/10,2 mkgf a 4.500 rpm (gasolina/etanol) |
Suspensão dianteira: independente, McPherson, com barra estabilizadora |
Suspensão traseira: eixo de torção com molas helicoidais |
Direção: com assistência elétrica progressiva |
Freios: discos ventilados na frente e tambores atrás |
Pneus e rodas: Michelin Primacy 4, medidas 185/60 com rodas de liga-leve aro 15 |
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,01 m/1,72 m/1,47 m/2,53 m |
Porta-malas: 300 litros |
Tanque de combustível: 50 litros |
Peso em ordem de marcha: 993 kg |
Aceleração 0 a 100 km/h: 14,5 segundos (etanol) |
Velocidade máxima: 161 km/h (etanol) |
Preço básico: R$96.390 (carro avaliado: R$97.990) |
Itens de série:
Antena curta no teto, Central multimídia flutuante com tela touchscreen de 8 polegadas, conectividade sem fio com smartphone Apple CarPlay® e Google Android Auto, conexão Bluetooth® com streaming de áudio, comandos de voz e comandos de áudio e Bluetooth® no volante, 4 alto-falantes, Entradas USB tipo A e tipo C (para carregamento rápido), Ar-condicionado, Direção elétrica progressiva, Travas elétricas nas portas e porta-malas, Espelho de cortesia no para sol para motorista e passageiro, Travamento automático das portas e do porta-malas a 20 km/h, Abertura e fechamento dos vidros elétricos por meio da chave, Retrovisores externos com ajuste elétrico e luz indicadora de direção, Limpador e desembaçador do vidro traseiro, Banco do motorista com ajuste de altura por alavanca, Volante com regulagem de altura e profundidade, Console de teto com luzes de leitura, Luz de teto central, Tomada de 12V no console, Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular), Bolsa porta-revista no encosto do banco do passageiro, Faróis com funções follow e leave me home, Alças de segurança para os passageiros dianteiro e traseiros, Sensores de estacionamento traseiros, Apoia braço deslizante no console central, Piloto automático e limitador de velocidade, Chave presencial Smart Key com telecomando de travamento das portas e porta-malas, Partida do motor por botão, Iluminação no porta-malas, Computador de bordo, Vidros elétricos dianteiros e traseiros com funções one-touch (descida e subida) e antiesmagamento, Rodas de liga leve diamantada de 15″, Retrovisores externos na cor da carroceria, Maçanetas externas cromadas, Faróis de luz diurna (DRL), Bancos em tecido preto, Maçanetas internas cromadas, Painel de instrumentos digital colorido Supervision Cluster, Apoios de braço das quatro portas revestidos em couro sintético, 6 Airbags, Freios ABS com EBD, Apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura (x5), Controle de estabilidade (ESP), Controle de tração (TCS), Sinalização de frenagem de emergência (ESS), Assistente de partida em rampa (HAC), Alarme perimétrico, Fixação ISOFIX® com top tether para cadeirinha de bebê, Alerta sonoro de não colocação do cinto de segurança para motorista e passageiro dianteiro, Travas infantis nas portas traseiras, Câmera de ré