(Avaliação) GWM Ora 03 Skin: por R$150 mil, convence?
Cansou de ouvir falar do Dolphin e não aguenta mais vê-lo pelas ruas? Saiba que há uma boa alternativa ao BYD, que, por enquanto, ainda custa quase R$10 mil a menos: Great Wall Motors Ora 03 Skin, de R$150 mil. Nome grande, diferente do carro e do seu preço, considerado “baixo” para um elétrico compacto. Até agora, a GWM ainda não repassou os aumentos de impostos dos carros eletrificados importados ao consumidor, por isso a linha Ora 03 continua custando o mesmo desde quando foi lançada no mercado nacional, há pouco menos de 1 ano. A BYD já se adequou às novas taxas, por isso seu Dolphin encareceu.
Charme
O Ora 03 esbanja simpatia, especialmente nessa versão Skin, a mais charmosa da linha. As linhas arredondadas e fluídas da dianteira, que parece querer mesclar o estilo retrô de um Mini Cooper com a pegada esportiva de um Porsche 911, somada com a traseira sem “quinas”, resultam no ótimo coeficiente de arrasto (Cx) de 0,29. O interior, extremamente caprichado e bem acabado, é do estilo que agrada o público chinês: em dois tons (vermelho e bege nesse carro avaliado), com pitadas até caricatas, como o tecido xadrez nas laterais de portas (lembra um cobertor). De qualquer forma, tanto por dentro quanto por fora, o Ora é único, quase sem igual. Entre bonito e feio, está mais para “charmoso”.
Ajustado
Todo o ajuste mecânico parece ser europeu, com bastante esmero. Os 171 cv de potência e 25,5 mkgf de torque imediato (o maior da sua categoria) saem do motor elétrico dianteiro, que, mesmo no modo mais esportivo de condução, não é daqueles que dá coices ou sustos nas acelerações. No geral, mesmo pisando fundo, o Ora é progressivo e linear, sem negar fogo quando precisa: no 0 a 100 km/h ele é tão bom quanto um VW Polo GTS, esportivo legítimo. Ainda assim, como em todo bom carro elétrico, é no 0 a 50 km/h que ele coloca em prova o título de mais rápido dentre os elétricos de entrada: 3,5 segundos para tal, em nossos testes.
Freios, direção e suspensões trabalham bem. Os primeiros, a disco nas quatro rodas, têm acionamento contínuo e confortável, sem trancos, embora ativar o One Pedal garanta uma boa economia dos discos e pastilhas. Por um grande volante de dois raios, que lembra o do Fiat 500, é possível comandar suas rodas dianteiras com ótimo ângulo de esterço, o que facilita as manobras, ainda mais em um carro não tão grande (seu porte fica entre compacto e médio). As suspensões durinhas ajudam no comportamento extremamente seguro e “na mão” do GWM em curvas rápidas, e ao mesmo tempo tem uma capacidade considerável de absorção da buraqueira do nosso piso.
O curso do conjunto não é tão grande, o que não livra ele de algumas pancadas secas nos maiores buracos, mas isso é esperado em um carro baixo e com pouca altura do solo. Os pneus chineses, que levam “Comfort” no nome, ajudam nessa missão de tornar o rodar mais macio e silencioso, ainda que sejam largos e não tão altos. Assim como nos SUVs Haval, a GWM parece seguir a escola alemã de acertos e ajustes no seu Ora, o que é excelente: o carro acelera em linha reta, freia com competência, permite uma tocada esportiva sem sustos e ainda consegue garantir conforto para quem vai a bordo.
Surpresas
Em uma série de testes com o carrinho nos mais de 650 km rodados em uma semana, alguns pontos surpreenderam. Seu excelente comportamento nas curvas, abertas ou fechadas, garante que a carroceria incline pouco, role menos ainda e se mantenha sempre na trajetória, por mais alta que seja a velocidade e a presunção do “piloto”. Parece até ter tração integral. Além disso, mesmo nas maiores velocidades, próximas da sua máxima (oficialmente 160 por hora, mas ele foi além), chama a atenção a neutralidade e estabilidade direcional, sem oscilações ou balançadas excessivas. Para frear, mesmo bruscamente, também nenhuma surpresa. O carro é muito “no chão”, de fato.
Alcance
Mas a pretensão esportiva da linha Ora fica para a versão GT mais cara, que curiosamente tem a mesma potência e torque dessa Skin, porém com baterias maiores. Falando nisso, no carro avaliado são 48 kWh de capacidade, superior à de BYD Dolphin, JAC E-JS1, Renault Kwid E-Tech e afins. Mas bateria grande não significa diretamente uma maior autonomia por carga. No Ora Skin, por exemplo, são medianos 310 km pelo ciclo europeu WLTP, mais próximo da realidade, enquanto o INMETRO fala em 232 km.
Utilizando o carro no ciclo urbano foi possível chegar a médias de km rodado/kWh da bateria que permitiriam alcance superior a 350 km com uma carga completa. Na estrada, mantendo velocidade média de 110 km/h, o consumo médio garantia cerca de 300 km de autonomia rodoviária. A prova prática foi em uma viagem de cerca de 190 km, sendo 95% do percurso na estrada, com três pessoas a bordo e ar-condicionado ativado em alguns momentos: saindo do ponto de partida com a carga cheia, foi possível chegar ao destino ainda com 1/3 da bateria carregada e computador de bordo informando 142 km de alcance (isso na teoria, claro).
Independente da tocada, no painel nunca estará registrado mais de 302 km de alcance. Ele pode baixar de forma mais rápida ou lenta, dependendo do uso. O seu rival Dolphin, que tem bateria menor, mostrou-se mais econômico nos mesmos parâmetros de medição, embora tenha um desempenho bem mais tímido. O Ora, ao menos, permite recarga em fontes poderosas de até 64 kW, o que adianta o processo de recuperar a carga. A GWM ainda oferece como grande vantagem o carregador portátil para tomadas de 220V como item de série, assim como um Wallbox de 7 kW (nesse caso, uma promoção especial sem prazo para acabar).
A bordo
A bordo do Ora, surpreende o silêncio ao rodar, com pouco ruído vindo até mesmo dos pneus, enquanto o conforto térmico é outro que merece elogios: seja para esquentar ou para resfriar, o ar-condicionado digital automático cumpre seu papel com maestria. Nessa versão o banco do motorista traz ajustes manuais, mas é fácil encontrar a melhor posição de guiá-lo (não tão baixa e nem tão alta, na média), e tudo fica próximo das mãos do motorista no uso diário, o que facilita bastante a vida a bordo. Curiosamente, o Ora parece ter um sistema de som superior ao do Haval H6 avaliado recentemente, também composto por seis alto-falantes.
Por dentro, espaço e ergonomia. Apesar de os bancos terem assento plano (reduz o chamado “efeito mergulho”), há boas abas laterais na dianteira e conforto de sobra na traseira. O teto é alto e ovalado, a cabine é larga e os tons claros do interior aumentam a sensação de espaço. De fato, ele é amplo para até quatro adultos e uma criança. E, como de praxe nos elétricos, o assoalho é plano, facilitando o movimento de um lado para o outro no carro. Só não sobra muito para o porta-malas, que ainda sofre com as caixas de rodas pronunciadas, já que o eixo traseiro fica bem no final da carroceria, longe do dianteiro (2,65 m de distância!).
Além disso, no geral, ocupantes de maior estatura ficam com os joelhos em posição elevada, por causa do assoalho elevado e banco traseiro de assento baixo. Lembra a posição de se sentar de uma picape. A luz de seta traseira instalada no parachoque é outro ponto que divide opiniões, assim como a sensibilidade excessiva dos diversos assistentes de condução, que apitam, piscam e alertam com certa afobação. Ao menos, tudo pode ser desativado pela rápida e intuitiva multimídia. Lá também estão vários outros comandos e funções bacanas, como o controle de intensidade da assistência da direção elétrica, ou a câmera 360º 3D.
Mas…
Como, talvez, o único ponto que desagradou de verdade no Ora, está a chave de seta no estilo joystick: ela não “trava” na posição ligada, apenas ativa ou desativa as luzes de direção após um toque na alavanca. Na teoria, parece bom, mas na prática nem sempre o tal “joystick” responde de forma rápida aos toquinhos na alavanca, principalmente na hora de desligar o pisca. Parece ter sido uma espécie de “reinvenção da roda” experimentada pelos engenheiros da Great Wall, que mais dificulta do que ajuda.
Vale a pena?
Para quem quer acessar o mundo dos elétricos de uma forma menos “careta” sem ter que gastar muita grana, o Ora 03 Skin parece ter um dos melhores combos do segmento nessa versão Skin: bom custo X benefício, motorização competente, mecânica afinada, conforto, espaço interno, requinte na medida do possível e, ainda, um belo pacote ADAS, que nenhum outro elétrico oferece nessa faixa de preço. Vai bem além da chancela de “simpático”…
Ficha técnica:
Concepção de motor: elétrico, dianteiro, refrigeração líquida de baterias e propulsor, conjunto de baterias de lítio-ferro-fosfato instaladas no assoalho, capacidade de energia de 48 kWh |
Carregamento: entrada Tipo 2, recarga via eletropostos (de cerca de 60 min. até 04h00min., dependendo da força), wallbox (cerca de 04h00min.) e tomadas 220V (cerca de 25h00min). Regeneração de energia durante condução e modo One Pedal |
Potência: 171 cv |
Torque: 25,5 mkgf |
Suspensão dianteira: independente, McPherson, com barra estabilizadora |
Suspensão traseira: eixo de torção com molas helicoidais |
Direção: com assistência elétrica progressiva configurável |
Freios: discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira |
Pneus e rodas: Giti GitiComfort 225 V1, medidas 215/50 e rodas de liga-leve aro 18 |
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,23 m/1,82 m/1,60 m/2,65 m |
Porta-malas: 228 litros |
Alcance: 310 km (ciclo WLTP) ou 232 km (ciclo PBEV) |
Peso em ordem de marcha: 1.540 kg |
Aceleração 0 a 100 km/h: 8,2 segundos |
Velocidade máxima: 160 km/h (limitada eletronicamente) |
Preço básico: R$150.000 |
Itens de série:
antena tipo “shark”, maçanetas externas na cor da carroceria, sensor de chuva, retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, rodas de 18 polegadas, volante multifuncional revestido em couro ecológico, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, apoia-braço frontal revestido em couro ecológico, compartimento para objetos sob o apoio de braços, bancos revestidos em couro ecológico, bancos traseiros rebatíveis (60/40), sistema de fixação de cadeira infantil – isofix (2 pontos de fixação), 7 airbags ( 2 frontais + 2 laterais + 2 cortina + 1 central dianteiro), aviso de obrigatoriedade do uso de cinto de segurança para todos os ocupantes do carro, ABS + EBD (distribuição eletrônica de frenagem), TCS ( sistema de controle de tração), SCM (second collision mitigation – em caso de colisão traseira, o carro aciona os freios para evitar engavetamento), smart cornering (com o ACC ligado, o carro adapta a velocidade de acordo com as curvas), brake assist – regula a pressão no pedal do freio, hill descent control – assistente de descida de declive, pré-tensionamento dos cintos de segurança em caso de colisão, bancos traseiros com cintos de segurança de 3 pontos, assistente de partida em ladeiras (subidas), freios com sistema de prioridade (o carro não acelera com o freio acionado), 3 conexões USB, 4 sensores de estacionamento traseiros + 5 câmeras + 2 radares, frenagem autônoma de emergência para baixas velocidades, câmera 360º com 9 opções de visualização, ACC (mantém a velocidade configurado ou do carro a frente) com função “stop & go”, alerta e frenagem de emergência autônoma (reconhece também pedestres, motos e bicicletas), alerta e assistente ativo de manutenção e centralização de faixa, condução semiautônoma nível 2+, assistente de ponto-cego com aviso de abertura de portas, alerta e frenagem autônoma de tráfego cruzado traseiro, desvio inteligente – afasta o carro durante ultrapassagem de caminhões em até 30 cm, reconhecimento de placas de velocidade com aviso de limite de velocidade, “smart key” – liga, desliga, abre e fecha o veículo apenas com proximidade da chave, alarme antifurto, fechamento automático das portas programável (15 ou 30 km/h), destravamento automático das portas em caso de acidente, chave com função pânico (dispara a buzina), painel de instrumentos com tela de LCD de 10,25”, conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, tela multimídia de 10,25”, quatro modos de condução (eco/normal/esportivo/automático), 3 modos de peso de direção (conforto/normal/esportivo), 6 alto-falantes (4 alto-falantes + 2 “tweeters”), janelas com função “one-touch” e antiesmagamento, fechamento das janelas por meio do controle remoto, faróis full-LED de alta performance com ajuste elétrico de altura, lanternas traseiras full-LED, faróis com função “follow me home”, farol de neblina traseiro em LED, luzes de emergência em frenagem busca (pisca-alerta), farol alto automático, ar-condicionado automático digital, freio de mão eletromecânico com função Auto Hold