(Avaliação) Fiat Strada CVT completa o time campeão, mas marca pênalti no preço

O tão esperado câmbio automático na Fiat Strada chegou trazendo também a versão Ranch, “caipira enfeitada” que segue os passos da Toro Ranch com o atrativo do conjunto estético. Tem desde santantônio exclusivo, pneus de uso misto, rodas diamantadas aro 15 e até um estribo lateral, tudo mais estético do que funcional, mas que surte efeitos pra quem olha a picapinha (e ela chama a atenção).

Estribo lateral é até desnecessário, mas as rodas aro 15 exclusivas caem muito bem (Foto: Lucca Mendonça)

Cheia de apelos visuais assim, a Strada Ranch é a mais bonita e também a mais cara da linha: custa R$122.500, que pode chegar a quase R$125 mil com uma cor metálica, como é o caso desse carro avaliado.

O foco dela não é carregar muito peso ou servir como ferramenta de trabalho, mas sim ser um bom misto entre carro de passeio da família e, de vez em quando, transportar algumas coisas não muito pesadas na caçamba, já que sua capacidade de carga não passa dos 400 kg. A suspensão traseira de eixo rígido com feixes de molas, bem robusta e ideal para pesos pesados, está lá, e mantém aquela boa calibração entre firmeza e maciez, filtrando bem a buraqueira.

Robustas suspensões com feixes de molas na traseira equilibram entre estabilidade e conforto (Foto: Lucca Mendonça)

Mas pegar no batente não é mesmo sua praia, e isso é compensado com mordomias para os passageiros, a exemplo do carregador de celular sem fio ou volante com partes em couro perfurado. É dela, aliás, o melhor acabamento da linha, com direito a apoio de braço do motorista, apliques cobre no painel, bancos de couro em dois tons e bastante black piano para esconder o excesso de plásticos de baixa qualidade. É simples, mas bem enfeitada.

Cabine bem simples e com acabamento ruim, mas bem enfeitada (Foto: Lucca Mendonça)

Sua transmissão automática, uma caixa CVT que simula 7 marchas e tem conversor de torque para as baixas rotações, trabalha com maior atuação do freio-motor e até escorrega mais nas acelerações, deixando claro que aqui a suavidade é mais importante que desempenho. Ela é casada com o motor 1.3 Firefly de 98/107 cv de potência e 13,2/13,7 mkgf de torque, que sofreu perdas em nome das leis do Proconve L7.

O 1.3 Firefly trabalha com o CVT que simula 7 marchas, como no Pulse (Foto: Lucca Mendonça)

O conjunto entrega bom torque em baixa pra garantir agilidade na cidade, onde consegue mover o carro sem problemas abaixo dos 1.500 rpm. Já em situações de maior velocidade, falta força do motor e atitude do câmbio, deixando seu desempenho abaixo de razoável. Dependendo da pressa, é preciso recorrer ao modo Sport para driblar a força limitada, já que assim as rotações se elevam e o acelerador fica mais vivo.

O câmbio CVT aqui trabalha de forma suave, até mais do que deveria (Foto: Lucca Mendonça)

Bom mesmo é o consumo de combustível. Quem não está acostumado pode achar que a picapinha está abastecida com gasolina quando roda com etanol, de tão econômica e eficiente. Dependendo do estilo de condução do motorista, o combustível pode render mais na Strada 1.3 CVT do que em uma Strada 1.3 manual. Se tivesse Start&Stop então, aí sim bateria recordes, mas mesmo sem ele, em nossos testes com etanol, não foi difícil chegar aos 9 km/l na cidade e superar os 14 km/l na estrada.

Economia, muita economia (Foto: Lucca Mendonça)

A posição de guiar alta sugere até que se está a bordo de um carro maior, enquanto sua carroceria elevada e estreita inclina com facilidade nas curvas. Ainda assim, ela é competente na dinâmica geral. Freios e direção continuam com as mesmas boas calibrações, mas não tem nada de surpreendente: quando equipada com câmbio automático, ela bem que poderia ter discos nas quatro rodas…

Carroceria alta, que dá a impressão de se estar em um carro maior, e freios a tambor até nessa Ranch (Foto: Lucca Mendonça)

Outro que nada mudou foi o espaço interno, que tem lá suas limitações na largura da carroceria e vão entre os bancos dianteiros e traseiro, mas ainda assim consegue acomodar bem quatro ocupantes grandes. Merecem destaque a boa altura da cabine e portas traseiras grandes, mas a falta de coisas simples como mais luzes de leitura, por exemplo, decepciona quando lembramos do seu preço salgado.

Ela não é tão bem resolvida por dentro como o Pulse, por exemplo, que é mais silencioso, confortável, tem melhor acabamento, acomoda bem seus ocupantes, e pode ter o mesmíssimo conjunto mecânico (1.3 Firefly + CVT). Detalhe: o crossover também tem 400 kg na capacidade de carga declarada, mas, claro, troca a caçamba por um porta-malas e custa menos de R$110 mil. São dois segmentos bem distintos, mesmo assim, vale a rápida comparação.

Jogador caro do time campeão

Strada Ranch: jogador caro do time campeão (Foto: Lucca Mendonça)

Líder de vendas no acumulado de 2021, a picape Strada superou qualquer hatch ou popular do mercado. A responsável por isso talvez seja justamente sua boa fama no mercado (tanto de novos quanto de usados), e, de quebra, a nova carroceria com quatro portas que ampliou a carteira de clientes do modelo. Em 12 meses, emplacou quase 110 mil carros!

Essa Ranch avaliada é bem completa de equipamentos e traz o requinte do câmbio automático, mas, na ponta do lápis, falta muita coisa por esses mais de R$120 mil. Além do que já foi citado, seria muito bem-vindo o piloto automático, que ela ainda não ganhou, sensores de chuva e crepuscular ou então o ajuste de profundidade do volante, que não fez tanta falta, mas é sempre útil. Se ganhasse mais recheio pelo mesmo preço, seria uma compra bem mais interessante.

Ficha técnica:

Concepção de motor: 1.332 cm³, flex, quatro cilindros, 8 válvulas (duas por cilindro), aspiração natural, injeção indireta de combustível, comando de válvulas único no cabeçote, bloco/cabeçote em alumínio
Transmissão: automática do tipo CVT, com simulação de 7 marchas e opção de trocas manuais
Potência: 98/107 cv a 6.250 rpm (gasolina/etanol)
Torque: 13,2/13,7 mkgf a 4.000 rpm (gasolina/etanol)
Suspensão dianteira: independente, tipo McPherson, com barra estabilizadora
Suspensão traseira: eixo rígido com feixes de molas
Direção: com assistência elétrica progressiva
Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Pneus e rodas: Pirelli Scorpion ATR, medidas 205/60. Rodas de liga-leve aro 15
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,48 m/1,78 m/1,57 m/2,73 m
Caçamba: 844 litros
Capacidade de carga: 400 kg
Tanque de combustível: 55 litros
Peso em ordem de marcha: 1.235 kg
Aceleração 0 a 100 km/h: 12,0/12,9 seg. (etanol/gasolina)
Velocidade máxima: 161/165 km/h (etanol/gasolina)
Preço básico: R$122.490 (carro avaliado: R$124.775)

Itens de série:

Bancos em couro/tecido, Central Multimídia com tela de 7”, Retrovisores externos elétricos, Ar-condicionado, Protetor de cárter, Sensor de monitoramento da pressão dos pneus, Função Sport, Porta USB adicional no console, Faróis de neblina, Tomada 12V, Computador de bordo, Comandos de áudio no volante, Protetor de caçamba, Faróis em LED, Volante com regulagem de altura, Paddle-shifters, Vidros elétricos dianteiros e traseiros, Hill Holder, Travas elétricas, Ganchos para amarração de carga na caçamba, Câmera de ré, Visor de 3,5”, Volante em Couro, Santoantonio, Wireless Charger (Carregador do Celular por Indução), Luz de iluminação da caçamba em LED, Função Follow me home, Estribo lateral, Direção elétrica, Luzes de posição diurnas, Air bags laterais dianteiros (motorista e passageiro), Sensor de estacionamento, Chave tipo canivete com telecomando, Airbag duplo (motorista e passageiro), Rodas de liga leve 15” + pneus ATR, Apoio de braço banco motorista, Controle eletrônico de estabilidade, E-locker – Controle de Tração Avançado (TC+), Alarme antifurto, Bancos de couro RANCH, Freios ABS com EBD

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.