(Avaliação) Fiat Fastback Abarth: esportivo, mas sem esquecer do restante

Quem pensa em carro esportivo logo têm na cabeça aqueles baixos, apertados, com pouca praticidade de uso diário e porta-malas pequeno, que servem mais para se divertir ao volante e acelerar do que outra coisa. Mas, sim, tem esportivo “de carteirinha” que te entrega essas duas qualidades e ainda foge de todas aquelas críticas ali de cima: com eles, dá para ir num passeio com a família no domingo ensolarado, viajar com conforto num feriado, ou então acelerar “até o talo” numa pista de competição. O Fastback Abarth, crossover quase SUV com carroceria coupé, digamos, consegue ser um desses esportivos “multiuso”. 

Não confunda…

Ele custa R$163 mil e pode, mas não deve, ser confundido com o Fastback Limited Edition Powered By Abarth, de R$160 mil. O primeiro, esportivo legítimo, tem freios, direção e suspensões preparadas, outra calibração de motor e câmbio, e na estética aposta na receita sport típica (poucos cromados, rodas grandes, detalhes em vermelho), sem contar que abandona todos os emblemas Fiat em prol do escorpião da Abarth. O outro, Powered By Abarth, também anda muito bem, mas segue pelo caminho do luxo e requinte. E é um Fiat assumido.  

Qualidades conhecidas

Entre semelhanças e diferenças, o Fastback Abarth é um carro bacana: além das qualidades conhecidas do SUV coupé, como o enorme porta-malas de 600 litros, o arranjo interno inteligente que permite bom espaço interno (mesmo com entre-eixos e bitola limitados) e a boa capacidade de atravessar obstáculos (curso longo de suspensões e ângulos satisfatórios de ataque/saída), ele passou por uma bela preparação para se tornar um esportivo legítimo. Tem carroceria mais próxima do solo, molas e amortecedores endurecidos, direção mais direta, escapamento especial e por aí vai.  

Apimentado

Com motor 1.3 turboflex de até 185 cv de potência e mais de 27 mkgf de torque, o SUV coupé esportivo “acorda cedo” e desenvolve com a menor pressão no acelerador. As quatro primeiras marchas da transmissão automática são mais curtas, justamente para agilizar ainda mais as arrancadas, e aproveitar a força prematura, enquanto 5ª e 6ª são alongadas. Aliás, graças a essa relação de marchas que ele usa, a 6ª trabalha, na realidade, como sobremarcha, aquela feita para amenizar a rotação e melhorar o consumo na estrada.  

Tanto que é comum ele só passar para a última marcha em condições de pista plana e acima de 80 ou 90 km/h, velocidade que ele já está na rotação de torque máximo (1.750 rpm). Nessa toada, aliás, ele já consegue retomadas rápidas sem redução de marcha, e pode surpreender com médias de consumo de mais de 17,0 km/l de gasolina, aproveitando o coeficiente de arrasto melhorado pelo spoiler traseiro. Na cidade, até 12,5 km/l de gasolina (um start-stop ajudaria a melhorar). Com etanol no tanque foi possível bater 13,0 km/l na estrada e 10,0 km/l na cidade, provando que o 1.3 turboflex sabe trabalhar bem com ambos os combustíveis nos carros mais leves que ele move. 

Embora a caixa automática seja a mesma Aisin de 6 marchas de outros carros da Stellantis, no Abarth é nítida sua rapidez extra para trocas, com bastante sensibilidade e pique para acelerar. Tem até aqueles “tranquinhos” pronunciados nas mudanças, para aumentar a emoção de quem vai ao volante, sem contar que dá para brincar mais trocando as marchas manualmente pela alavanca ou paddle-shifts. Para isso, o câmbio é bastante permissivo, especialmente nas reduções.  

Tudo fica mais esportivo, divertido e aguçado quando se ativa o modo Poison pela enorme tecla vermelha do volante: vários parâmetros do carro mudam, e assim ele até consegue contornar melhor as curvas, graças a entrada do sistema de vetorização de torque e nova programação da eletrônica (ESP, TC e afins). Sem ele o carro segue muitíssimo rápido, ágil e esperto, e, levando em conta seu porte, em momento algum fez feio numa curva rápida ou desvio brusco de trajetória, onde houve só uma tendência mínima de “traseirar”. A segurança prevalece, até por conta da direção mais responsiva e direta que o comum (sem grandes mudanças no raio de giro). 

O ronco engrossado e bonito, garantido pelo escape de cano duplo e saídas individuais, é permanente, sem botão para desligar, o que pode dividir opiniões. Para quem gosta da “sinfonia esportiva” é um prato cheio, e no geral o carro é bem isolado contra a barulheira externa. Os largos pneus, 215 de perfil 45, também são mais ouvidos na estrada, atritando com o asfalto.  

Mais durinho, mesma ergonomia

Por conta deles, e das suspensões esportivas, esse é o Fastback com o rodar mais áspero e durinho da linha, o que é esperado dentro da proposta. Apesar disso, não perdeu pontos na capacidade de atravessar a buraqueira ou cruzar obstáculos: em momento algum o conjunto deu fim de curso, e os parachoques mais esportivos não rasparam no solo. A impressão é de robustez, em que pese o excesso de ruídos internos, principalmente vindos da colossal tampa do porta-malas. Os freios, mesmo com tambores traseiros, mostraram muita eficiência em todo o teste, com respostas até afobadas ao menor toque no pedal. Poderiam ser mais progressivos, aliás. 

A vida a bordo do SUV coupé da Fiat é tranquila: os bancos têm tamanho e ergonomia ideais, o teto é alto e não atrapalha os ocupantes mais altos (nem atrás), as portas são grandes e o entra e sai é fácil, e, no geral, todos os comandos ficam à mão do motorista. A multimídia de 10”, levemente virada para o condutor, tem várias funções úteis como o GPS online integrado, e o painel de instrumentos digital, fácil de ler e entender, mostra informações importantes sobre o carro. Mas um vacilo é quase imperdoável: ele só traz quatro airbags, sendo os dois frontais obrigatórios por lei e mais dois laterais dianteiros. Para um carro esportivo, topo de linha, de mais de R$160 mil, seis bolsas seria o mínimo aceitável…

Além da quantidade de porta-trecos e locais para guardar bugigangas pela cabine, incluindo um prático baú sob o console central (escondido debaixo do porta-copos), outra característica tradicional do Fastback é o espaço um tanto acanhado para as pernas do motorista e passageiro dianteiro. Há quem diga que até deixa o posto de condução mais esportivo, já que ele não é tão baixo, mas tem quem prefira algo mais livre e espaçoso. 

Esportivo sim, prático também 

Está aí o tal carro esportivo e prático, para a alegria daqueles que curtem dirigir com pressa, e também dos que gostam de espaço interno, porta-malas, porta-trecos e afins. Até porque, antes de ser esportivo Abarth, ele é um prático Fastback. Qualidades somadas! 

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Ficha técnica:

Concepção de motor: 1.332 cm³, flex, quatro cilindros, 16 válvulas (quatro por cilindro), turbo, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas no cabeçote com variador de fase no escape, MultiAir, bloco e cabeçote em alumínio

Transmissão: automática de 6 velocidades, com trocas manuais na alavanca e em paddle-shifts

Potência: 180/185 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol)

Torque: 27,5 mkgf a 1.750 rpm (gasolina/etanol)

Suspensão dianteira: independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora

Suspensão traseira: eixo de torção com molas helicoidais

Direção: com assistência elétrica progressiva

Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Pneus e rodas: Goodyear Eagle F1 Asymmetric 6, medidas 215/45 e rodas de liga-leve aro 18

Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,42 m/1,78 m/1,54 m/2,53 m

Porta-malas: 600 litros

Tanque de combustível: 47 litros

Peso em ordem de marcha: 1.299 kg

Aceleração 0 a 100 km/h: 7,6s./8,0s. (etanol/gasolina)

Velocidade máxima: 219 km/h/220 km/h (gasolina/etanol)

Preço básico: R$162.990 (carro avaliado: R$164.480)

Itens de série:

Espelho no para-sol lados motorista e passageiro, Abertura elétrica do bocal de abastecimento, Pacote ADAS: AEB (Frenagem autônoma de emergência), LDW (Alerta de mudança involuntária de faixa) e AHB (Comutação automática de farol alto), Airbags (4) – Frontal (2), Tórax e Cabeça (2), Alarme antifurto, Alerta de não utlilização do cinto de segurança para todos os ocupantes, Alertas de limite de velocidade e manutenção programada, Alto falantes dianteiros (2), Alto falantes traseiros (2), Tweeters (2) e Antena, Ar-condicionado automático e digital, ASR (Controle eletrônico de tração), Banco do motorista com regulagem de altura, Banco traseiro bipartido 60/40 e com assentos rebatíveis, Bancos revestidos em couro, Brake light, Câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas, Central multimídia com tela de 10,1″ com Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C, Painel de instrumentos de 7″ full digital, Comandos de áudio e painel de instrumentos no volante, Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), Connect////Me – Serviços Conectados, Console central com apoio de braço, Desembaçador do vidro traseiro com temporizador, Direção elétrica, ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade), ESS (Sinalização de frenagem de emergência), Faróis de neblina dianteiros com função cornering, Faróis em LED, Freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, Freios ABS com EBD, Gancho universal para fixação de cadeira para crianças (ISOFIX), Hill Holder (Assistente de partida em rampa), iTPMS (Monitoramento de pressão dos pneus), Keyless Entry’n Go, Lanterna traseira em LED, LED DRL, Limpador e lavador do para-brisa com intermitência, Luz de cortesia nos espelhos retrovisores externos (Luz de poça), Modo Poison com botão de acionamento no volante, Paddle-shifters, Partida Remota via chave, Piloto automático (Cruise Control), Repetidores de seta laterais em LED, Retrovisor interno fotocrômico, Sensores de chuva e crepuscular, Retrovisores externos com rebatimento elétrico, Retrovisores externos com regulagem elétrica e função Tilt down, Rodas de liga leve 17” + Pneus 215/50, Saída de ar para o banco traseiro, Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, Sistema de navegação GPS, Teto bicolor, Travas elétricas com travamento automático a 20 km/h, USB traseira (Tipo A), Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento, Volante em couro com regulagem de altura e profundidade, Wireless Charger (Carregador do Celular por Indução)

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Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.