(Avaliação) Fiat Argo Trekking manual 2024 é a opção mais barata e mais completa ao Pulse

Por R$95 mil básico ou R$100 mil completo, a Fiat ainda vende o Argo Trekking “raiz”, com transmissão manual de cinco marchas acoplada ao motor 1.3 8v Firefly. Esse propulsor é descomplicado na manutenção (tem só duas válvulas por cilindro, troca correia dentada por corrente, e dispensa modernidades que encarecem os reparos como o duplo comando variável), e também move as versões de entrada do Pulse, que, aliás, começa em R$104 mil, mas pode beirar os R$109 mil se adicionados opcionais. Para a alegria de alguns, e surpresa de outros, pode ser um melhor negócio levar um Argo ao invés de um Pulse para casa. 

Voltando ao Trekking, são até 107 cv de potência e 13,7 mkgf de torque quando abastecido com etanol. Com gasolina, caso do carro avaliado por quase 800 km, os números são um pouco mais contidos. Apesar do pico de força do Firefly só estar a 4.000 rpm, as marchas curtas garantem sempre maiores rotações. Ou seja, mais perto do auge do torque do propulsor, o que significa retomadas de velocidade e ultrapassagens mais tranquilas, principalmente no uso rodoviário. Na maioria das vezes, só é preciso buscar uma 4ª em subidas longas e com o carro cheio.  

Para o uso urbano, no anda-e-para, o câmbio curto exige mais mudanças, o que pode cansar mais o motorista, porém, em contrapartida, graças a ele o carro ganha velocidade de forma mais rápida. Ter só duas válvulas por cilindro também ajuda: assim, a admissão de ar para o processo de combustão é adiantada, o que garante fôlego de forma mais prematura ao carro. Sem contar que o Argo é leve, ou seja, há uma receita de baixo peso e potência/torque agradáveis, tanto que a Fiat declara pouco mais de interessantes 11 segundos para um Trekking manual na prova de 0 a 100 km/h. 

Além do mais, viajando a cerca de 110 km/h, com três a bordo, mais bagagens e ar-condicionado ligado, não foi difícil ir além dos ótimos 17,0 km/l de gasolina. Na cidade, por conta dos pneus de uso misto, mais atritados ao asfalto, a melhor média de consumo foi de 11,9 km/l, com o carro vazio e trânsito moderado. Caiu bem a reescalonada que a engenharia da Fiat deu nesse câmbio de cinco marchas, principalmente para baixar o giro do Firefly nas viagens: alongaram a 5ª e aumentaram a relação final do diferencial, melhorando o consumo rodoviário e reduzindo o nível de ruídos. Hoje o carro é mais silencioso e econômico.  

No dia a dia, essa versão Trekking é a mais indicada para atravessar a buraqueira urbana, passar por lombadas e valetas em maiores velocidades e enfrentar nosso asfalto lunar, já que tem suspensão erguida e maior vão livre do solo (generosos 21 cm!). Um fora de estrada moderado também é possível, auxiliado pelos tais pneus ATR de série. Por mais “bruto” que seja o estilo de condução, molas e amortecedores parecem longe do fim de curso, e absorvem muito bem as irregularidades. Conforto, aliás, ainda é palavra de ordem para esse hatch aventureiro: é macio, suave e, dentro do possível para um projeto “popular”, silencioso.  

Nessa virtude do conforto também entra o bom espaço interno, que continua como um dos melhores do segmento, e surpreendendo quando lembramos que são apenas 2,52 m de distância entre-eixos. Um bom arranjo, que dá folga as pernas, cabeça e ombros de até quatro ocupantes adultos, faz toda a diferença. O Pulse, aliás, que usa uma espécie de evolução da plataforma PF1 do Argo, tem 2,53 m. São ainda 300 litros de porta-malas, suficiente para as “tralhas” de seus passageiros. Os bancos forrados em couro ecológico são até mais ergonômicos que os de tecido. 

Porém, se há uma coisa que o moderno Pulse ganha do veterano Argo é na ergonomia. Faz bastante falta no Trekking um apoio de braço dianteiro, como aquele que existe no sedan Cronos, melhorando ainda mais o conforto para o motorista em viagens. Além disso, por conta do assento plano dos dois bancos dianteiros e do volante próximo ao painel, o motorista pode não encontrar a melhor posição para guiar esse Argo. Um simples ajuste de profundidade da coluna de direção já faria diferença. Há também aquela característica do trambulador da transmissão molenga, tradição dos Fiat, que não proporciona engates tão justos, mas isso também existe no Pulse de entrada, dotado do mesmo câmbio.  

Em contrapartida, o Argo é um carro simplíssimo de ser operado, com muitos comandos na eficiente multimídia de 7”, e outros na tela central do painel de instrumentos. Tudo é bastante intuitivo, e os ajustes certos do peso de embreagem, atuação dos freios e comportamento da direção (levíssima para manobras e precisa na condução) deixam a condução mais leve e segura.  

No apanhado de equipamentos, o veterano aqui avaliado consegue ter os bancos forrados em couro ecológico, volante em couro, chave presencial, partida por botão e ar digital automático no único pacote opcional Top (R$3 mil), enquanto já traz de série enfeites pela carroceria (adesivos e emblemas), “kit aventura” (racks de teto, saias laterais, aerofólio, arcos plásticos nas caixas de rodas, ponteira de escape esportiva), rodas de liga-leve diamantadas aro 15, faróis de neblina, vidros/travas elétricos, retrovisores elétricos, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, volante multifuncional, ESP, Hill Holder e afins. Com a pintura metálica em dois tons, mais o kit opcional, chega a exatos R$99.970. 

Argo Trekking e Pulse Drive: bela briga, hein? (Foto: Lucca Mendonça)

Para ter alguns dos itens que o Trekking oferece, como as rodas de liga-leve, sensores de ré e câmera traseira, o Pulse Drive precisa custar no mínimo R$106.880, sem adicionar a pintura metálica. Algumas coisas do Argo, como faróis de neblina e bancos em couro sintético, nem estão disponíveis para ele, aliás. Por outro lado, só o Pulse tem faróis em LED e airbags laterais, e sua multimídia é maior, com 8,4”. E aí? Para quem pensava que seria o fim do Argo Trekking com a chegada do Pulse, ele segue firme e forte entre nós, e até pode roubar clientes do irmão mais novo… 

Ficha técnica:

Concepção de motor: 1.332 cm³, flex, quatro cilindros, 8 válvulas (duas por cilindro), aspiração natural, injeção indireta de combustível, comando de válvulas único no cabeçote, bloco/cabeçote em alumínio
Transmissão: manual de cinco marchas + ré
Potência: 98/107 cv a 6.250 rpm (gasolina/etanol)
Torque: 13,2/13,7 mkgf a 4.000 rpm (gasolina/etanol)
Suspensão dianteira: independente, tipo McPherson, com barra estabilizadora
Suspensão traseira: eixo de torção com molas helicoidais
Direção: tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva
Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Pneus e rodas: Pirelli Scorpion ATR, medidas 205/60 e rodas de liga-leve aro 15
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,00 m/1,72 m/1,57 m/2,52 m
Porta-malas: 300 litros
Tanque de combustível: 47 litros
Peso em ordem de marcha: 1.130 kg
Aceleração 0 a 100 km/h: 11,0/11,8 seg. (etanol/gasolina)
Velocidade máxima: 184/180 km/h (etanol/gasolina)
Preço básico: R$94.990 (Carro avaliado: R$99.970)

Itens de série:

Alças de apoio nas laterais do teto para passageiros dianteiro e traseiros, Barras longitudinais no teto, Caracterização Trekking (Adesivo no capô, faixas laterais, faixa na tampa traseira), Câmera de ré, Faróis de neblina, LED Design nos faróis dianteiros, Moldura de proteção nas caixas de roda, Pintura Bicolor (Teto, aerofólio traseiro e retrovisores externos na cor preta), Rodas de liga leve 6.0 x 15″ com cor exclusiva + Pneus de uso misto, Suspensão elevada, Vidros elétricos traseiros com one touch e sensor antiesmagamento, Aerofólio traseiro, Alarme antifurto, Alertas de limite de velocidade e manutenção programada, Arcondicionado, Banco do motorista com regulagem de altura, Banco do passageiro com bolsa porta objetos no encosto, Banco traseiro rebatível, Brake Light e ESS (Sinalização de frenagem de emergência), Central Multimídia UCONNECT de 7″ Touchscreen com Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, entradas USB (2) e Sistema de reconhecimento de voz; segunda porta USB, Chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas, Cintos de segurança dianteiros e traseiros retráteis de 3 pontos com pré tensionadores (regulagem de altura dos dianteiros), Computador de Bordo , Controle de Estabilidade (ESP), Desembaçador do vidro traseiro temporizado, Direção elétrica progressiva, Faróis com função Follow me home, Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix), Airbag duplo (motorista e passageiro), Freios ABS com EBD, Hill Holder, Iluminação do porta-luvas e porta-malas, Limpador e lavador dos vidros dianteiro e traseiro com intermitência, Maçanetas e retrovisores externos na cor do veículo, Quadro de instrumentos 3,5″ multifuncional no painel de instrumentos, Regulagem de altura manual do facho do farol, Retrovisores externos elétricos com função Tilt Down e indicadores de direção, Sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, TC (Controle de Tração), Travas elétricas, Volante com comandos de rádio e telefone, Volante com regulagem de altura, TPMS (Monitoramento de pressão dos pneus) 

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Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.