(Avaliação) Citroën C3 Live 1.0: honesta porta de entrada para o mundo dos 0 km


Quer um carro 0 km pra largar mão de vez do Uber ou do transporte público? Se você não for bom de pechincha, ou não encontrar alguma promoção por aí, prepare-se para desembolsar pelo menos R$74 mil. Esse é o preço básico dos dois subcompactos Renault Kwid e Fiat Mobi. Mas, colocando cerca de R$3 mil extras, já dá para andar por aí de Citroën C3! Terceiro carro 0 km menos caro do Brasil, ele é maior, (muito) mais espaçoso, de projeto mais moderno e, talvez, até mais equipado. Em resumo, por uma diferença adicional de menos de 5% no preço, dá para pegar algo bem melhor que um subcompacto.
O C3 prata que você vê nas fotos é um Live Pack, de R$85,4 mil, mas o Live de entrada é idêntico por fora. Só que, por dentro, a multimídia dá lugar a um rádio AM/FM com Bluetooth e porta USB, e saem de cena alguns enfeites cromados no painel, ajuste de altura do banco do motorista, volante multifuncional e alto-falantes traseiros, basicamente.

Mesmo assim, passa longe de ser um carro pelado. Na Live de R$77 mil ainda é de série o poderoso sistema de ar-condicionado, uma macia direção elétrica, o conforto dos vidros dianteiros e das travas elétricas, a praticidade da tampa do porta-malas com destravamento elétrico, além de computador de bordo, limpador e desembaçador do vidro traseiro, monitor de pressão dos pneus e até o “luxo” de espelhos nos dois parassóis internos. Todos os equipamentos você confere no final da matéria.
Não há muito erro na sua fórmula mecânica. Debaixo do capô vai o valente e econômico motor 1.0 Firefly, de três cilindros e seis válvulas. Simples no projeto, justamente para não dar trabalho, é o mesmo motor que move os Fiat Argo e os Peugeot 208 de entrada. Em breve estará também no Mobi. São 71/75 cv de potência com 10,0/10,3 mkgf de torque (gas/eta), muito bem administrado pela transmissão manual de cinco marchas com relações próximas e bem pensadas (primeiras marchas curtas para melhorar o desempenho, com 4ª e 5ª mais longas para silêncio e economia).
Por ter apenas duas válvulas por cilindro, é justamente nas velocidades, e rotações, mais baixas que o C3 Live desenvolve melhor. Ou seja, na cidade, seu habitat natural, há uma boa desenvoltura em retomadas, saídas de semáforos, e até mesmo na hora de encarar subidas. O baixo peso é aliado, fazendo com que o motorista “sofra” pouco a bordo do hatch no uso urbano. Ainda assim, é bom lembrar: ele é ágil e desenvolto, mas 1.0. O foco não é performance, e sim economia. Aliás, maneirando na velocidade e adiantando as trocas de marchas, é possível passar dos 14 km/l de gasolina na cidade.
E, sim, esse C3 encara viagens, até porque é espaçoso para quatro ocupantes e tem um porta-malas generoso para a categoria (315 litros, superando VW Polo, Fiat Argo, Chevrolet Onix e outros). Em maiores velocidades, especialmente com o carro cheio, vai pedir uma redução de marcha a fim de manter o ritmo em subidas, e as ultrapassagens serão mais demoradas, afinal ainda falamos de um “milzinho” com motor de duas válvulas por cilindro e sem variador de fase no comando da admissão. Rodando em média a 100 km/h, com apenas o motorista a bordo e ar-condicionado ligado, chegamos à média de 19,8 km/l pelo computador de bordo. Ótimo!
E, se comparado aos C3 1.0 avaliados anteriormente, ainda da “fornada” de lançamento, fabricação 2022/modelo 2023, essa unidade produzida em 2024 mostrou-se mais “ajustada”, digamos assim: sua carroceria não apresentou ruídos de torção na região das portas (característica comum nas primeiras unidades), e é nítido o avanço do nível de silêncio a bordo, provavelmente pela adoção de mais mantas acústicas espalhadas pelo monobloco.
O habitáculo dos passageiros está mais quieto, com uma invasão bem menor do ronco do motor e ruídos da transmissão manual, e até os sons do mundo exterior são menos ouvidos pelos ocupantes do hatch. Não é nenhum Rolls-Royce, e nem pretende ser, mas prova que evoluiu, como deve ser.

Outras vantagens desse Citroën caem bem na sua proposta de hatch urbano. Suas molas e amortecedores tem curso elevado, e combinam com os ângulos bem abertos de ataque e saída, ou seja, não é um carro que vai sofrer com a buraqueira, nem tampouco raspar parachoques ou bater o assoalho, mesmo naquelas maiores lombadas, valetas ou rampas de garagem. Dá até para pegar um fora de estrada leve com ele.
A máxima de “tapete voador” da marca francesa existe aqui também: os níveis de conforto e absorção dos impactos do piso chamam a atenção para um hatch de entrada, que se diferencia por usar pneus largos (195) e altos (65). Além de macio e estável, com eles o C3 fica até mais robusto no visual, que lembra um pouco os SUVs.

Aliás, a Citroën usa bastante dessa fórmula: “hatch com atitude de SUV”, como a própria diz. Apesar de essa versão Live trazer bancos dianteiros mais simples e menores, com encostos de cabeça embutidos, a posição das pessoas a bordo é altinha e ergonômica. Especialmente o motorista, que se sente em um carro mais alto, enxergando o capô a maioria do tempo. Os condutores que gostam de um posto mais esportivo vão sentir falta dos ajustes de altura do volante e banco, mas, para sua proposta, tudo parece estar no lugar. Com 1,87 m de altura, consegui me instalar com braços pouco esticados até o volante e pernas em posição correta em relação a pedaleira, sobrando vários dedos livres até o teto.
Agradam o nível baixo do pedal da embreagem, fazendo com que o carro arranque no menor curso do pedal, e a maciez tradicional dos freios, suficientes para a proposta de hatch de entrada. As rodas esterçam bastante, o que facilita as manobras, porém a relação de direção é das mais desmultiplicadas, com voltas extras do volante de batente a batente. Seu câmbio é o Fiat C513, e traz consigo o trambulador de comportamento “molenga” e macio, para a alegria de alguns e tristeza de outros. As passagens são fáceis, também por conta da alavanca alta e “na mão”, só que a ré arranha com frequência ao engatar.
Gostou? Basta visitar uma concessionária da fabricante francesa para vê-lo de perto. Melhor ainda é adquiri-lo online, conseguindo assim alguns descontos dados pela própria Citroën: ela está vendendo pela internet os C3 Live Pack iguaizinhos ao das fotos por pouco mais de R$78 mil em uma promoção até o início de novembro. De qualquer forma, para quem quer um 0 km honesto, fugindo dos subcompactos, vale a pena pelo menos um test-drive.
Ficha técnica:
Concepção de motor: 999 cm³, flex, três cilindros, 6 válvulas (duas por cilindro), aspiração natural, injeção indireta de combustível, comando de válvulas único no cabeçote, bloco e cabeçote em alumínio |
Transmissão: manual de 5 marchas + ré |
Potência: 71/75 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol) |
Torque: 10,0/10,7 mkgf a 3.500 rpm (gasolina/etanol) |
Suspensão dianteira: independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora |
Suspensão traseira: eixo de torção com molas helicoidais |
Direção: com assistência elétrica progressiva |
Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira |
Pneus e rodas: Pirelli Cinturato P1, medidas 195/65 e rodas de aço com calotas aro 15 |
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 3,98 m/1,73 m/1,60 m/2,54 m |
Porta-malas: 315 litros |
Tanque de combustível: 47 litros |
Peso em ordem de marcha: 1.037 kg |
Aceleração 0 a 100 km/h: 14,1/15,0 segundos (etanol/gasolina) |
Velocidade máxima: 160 km/h (etanol/gasolina) |
Preço básico: R$85.390 (carro avaliado: R$86.990) |
Itens de série:
Abertura elétrica da tampa de combustível, airbags frontais – condutor e passageiro, apple car play® e android auto® sem fio, alto falantes dianteiros, alto falantes traseiros e tweeters dianteiros, ar-condicionado manual, banco motorista com regulagem em altura, brake-light traseiro, chave tipo canivete com controle de abertura remoto, multimídia citroën connect touchscreen 10″, comandos de som no volante, computador de bordo, ESP – Controle Eletrônico de Estabilidade, TC – Controle Eletrônico de Tração, ESS – Alerta visual de Frenagem de Emergência, GSI – Indicador de Trocas de Marchas, Hill Holder – assistente de partida em rampa, indicadores de direção laterais nos retrovisores externos, TPMS – Monitor de Pressão dos Pneus, limpador e desembaçador do vidro traseiro, luzes diurnas halógenas, para-sol com espelhos internos, rodas em aço 15″ com calotas, 1 porta usb dianteira (carga + dados), travamento automático das portas com veículo em movimento, travas manuais de segurança para crianças das portas traseiras, vidros elétricos dianteiros