Antes de mais nada, vale explicar sobre o nome desse cara das fotos: no seu país de origem, China, na realidade ele se chama Tang EV, uma homenagem da BYD à dinastia tão famosa entre os anos 618 e 907 d.C. Por aqui, teve que ser rebatizado para “Tan”, afinal seu nome original é igual ao da marca de suco em pó. De qualquer forma, Tan ou Tang, o SUVzão elétrico evoluiu bastante agora em 2024, mantendo-se como o segundo carro mais caro da BYD no Brasil. E, simbolicamente, é o primeiro modelo de passeio da marca chinesa a ser vendido no nosso mercado.
(Um pouco) mais caro
Também foi o primeiro BYD avaliado pelo Carros&Garagem lá em 2022, e nesses dois anos, ele ganhou outra calibração mecânica e dos motores elétricos, uma bateria maior, visual reformulado, sem contar a lista de equipamentos recheada com itens inéditos. Amadureceu e evoluiu, sem perder a essência familiar, executiva e até esportiva ao mesmo tempo. E, o melhor: considerando os aumentos gerais da concorrência e as melhorias adicionadas, ele encareceu pouco menos de R$7 mil em dois anos. Hoje, sai por exatos R$536.800, ainda um preço de SUV médio híbrido…

Rendendo mais
Agora com um design “eletrificado”, de dianteira fechada, ausência de grade e linhas frontais limpas, o Tan EV deu um passo à frente no assunto autonomia, já que dispõe de baterias 25% maiores, com quase 109 kWh. Engordou para isso? Sim. Está um pouco menos rápido? Também. Porém, a compensação vem no uso: o painel de instrumentos digital mostra pelo menos 120 km a mais no alcance máximo com carga cheia, e ela demora mais para baixar. Para um SUVzão de sete lugares bom de viajar, tremendo avanço.
Na prática, se antes ele rodava pouco mais de 380 km na cidade, hoje é possível encarar uma viagem de 500 km de estrada sem se preocupar. Nesse caso, com motorista e um passageiro a bordo, ar-condicionado ligado o tempo inteiro, com velocidade ao redor dos 115 km/h (cerca de 4,7 km/kWh em nossos testes). No uso misto, aquele que somando urbano e rodoviário, ele conseguiu ao redor de 525 km de autonomia por carga (4,8 km/kWh). Trafegando só na cidade, é possível passar dos 550 km de alcance sem muita “estripulia” (acelerações fortes, arrancadas bruscas e afins).

Nesses casos, em mais de 650 km de testes, o modo Eco de condução foi onipresente, bem como a máxima regeneração de energia. O primeiro deixa as acelerações mais progressivas e demoradas em prol do menor consumo, enquanto o segundo transforma os dois motores elétricos em geradores, desacelerando a massa do carro e mandando carga para as baterias. Só que o Tan merecia mesmo uma tecnologia One-Pedal, eliminando o uso do pedal do freio, o que tornaria sua condução mais fácil e energeticamente eficiente.

Para quem pretende usar o carro em viagens longas, aquelas com crianças, cachorro, sogra e malas, outra vantagem aparece na hora de encostar para recarga: agora ele aguenta fontes de energia mais poderosas, de até 170 kW (antes eram 110). O difícil é encontrar um eletroposto desses, com mais de 120 ou 150 kW de potência, e é justamente pensando nisso que a BYD continua mandando um carregador portátil de 220V e um wallbox de 7 kW junto com o carro, em uma espécie de “promoção sem prazo para terminar”. Só que, nessas fontes mais lentas, as baterias maiores exigem um pouco mais de tempo para carregar.
Mais maduro
O carro evoluiu na mecânica. Ganhou amortecedores ativos, aqueles com calibração da carga, por isso agora o motorista tem outro ajuste disponível para deixar o Tan mais macio ou esportivo (já existiam configurações desse tipo no modo de condução, no peso da direção e na atuação dos freios, que continuam). No modo Conforto, seu comportamento se torna mais macio e suave, sem ser molenga nem instável, o que cai bem no uso diário ou nos passeios com a família. No Esportivo, com mais carga, o Tan EV se comporta de forma mais áspera e durinha, agradando quem quer uma tocada mais divertida. Nesse caso, o comportamento dinâmico sai ganhando, embora ele perca pontos no conforto a bordo.
Com a mesma relação direta e precisa da direção, e a atuação esperta dos freios (discos ventilados nas quatro rodas e pinças dianteiras Brembo, parando o brutamonte em segurança), a engenharia da marca chinesa ainda corrigiu “deslizes” anteriores na geometria de suspensão dianteira do Tan EV. Antes, ao passar por ondulações da pista ou buracos, era comum uma movimentação involuntária do volante, o que mudava a direção do SUV caso o motorista não fosse rápido nas correções.

Problema resolvido: agora ele acelera, freia, contorna curvas e trafega mais direto e preciso do que nunca. Dentro dos padrões para um SUVzão do porte dele, claro.
E como acelera!
Inclusive, como acelera e faz curvas! Para um gigante de 5 metros de comprimento, quase 2 metros de largura e 2.630 kg que, apesar do design estiloso e elegante, não exala tanto desempenho, ele continua um foguete. Mesmo que esses carros 2024 demorem quase meio-segundo a mais para irem de 0 a 100 km/h em testes práticos, ainda cumprem essa tarefa em menos de 5 segundos, tempo extraordinário levando em conta seu perfil luxuoso, familiar.

Bem rápido no modo Eco e ainda mais no Normal, o Tan EV deixa a força “bruta” para o modo esportivo de condução: é nele que os ocupantes sentem os 71,5 mkgf de torque instantâneo, colando as costas de todo mundo nos bancos , enquanto o motorista tem uma boa dose de diversão nesse processo. A tração integral permanente garante equilíbrio: com ela, o carro fica muito mais refinado para contornar curvas, e, num “pé na tábua” desses, acelera em linha reta, sem nenhum descontrole. Mas, vale lembrar: a potência de 517 cv não significa uma velocidade máxima proporcional, já que ele é limitado em 190 km/h.

Interessante notar a sobra de força independente da velocidade: rodando a rápidos 150 km/h, basta um kick-down no pedal do acelerador para ele subir 10 ou 15 km/h na velocidade do painel em pouquíssimos segundos. Dá para sentir a “fera” despertando e mais torque sendo enviado para as rodas. Com isso, nem preciso falar da sua agilidade nas retomadas de velocidade ou ultrapassagens, mesmo nas velocidades mais altas.
Ele só não é o melhor carro para ser colocado no off-road: por mais que tenha tração integral e modo de condução para pisos escorregadios, os 2 cm extras na altura não estão nas suspensões. Então continua o livro do solo de aproximadamente 15 cm, quase o mesmo de um Toyota Corolla atual. A escolha dos pneus baixos e de perfil “sport” também não combina com fora-de-estrada, bem como as taludas rodas aro 22, propensas a raladas nas guias e calçadas por aí (com pintura preta então…).
Vida a bordo: melhorou!

Do carro anterior, também encontramos uma melhor vida a bordo para os sete ocupantes. Além do espaço generoso nas três fileiras, inclusive na última (só o entra-e-sai que é meio complicado), e do portas-malas colossal (a BYD promete 940 litros com os dois bancos extras rebatidos), a dose de modularidade agrada . Dá para ajustar eletricamente os dois bancos dianteiros para todos os lados, enquanto a segunda fileira desliza sobre os trilhos e permite regular o ângulo do encosto. Isso de forma independente para as duas partes do banco bipartido rebatível.
Ou seja, além de “desafogar” o espaço dos dois últimos banquinhos lá no fundo, essas modularidades fazem com que os passageiros da segunda fileira ajustem a melhor posição para viajar. Conforto? Muito! Seja pelos próprios bancos de material agradável ao toque e espuma ajustados, pelas saídas de ar condicionado no teto (estão também lá no fundo), luzes de leitura individuais em LED (presentes na última fileira) ou pelo novo controle de temperatura do ar-condicionado traseiro.
Tomando lugar das antigas saídas de ar centrais, o visor com teclas touch dessa terceira zona do ar-condicionado ainda tem um útil relógio digital. Logo abaixo, duas saídas USB para carga de aparelhos eletrônicos. Faltou uma terceira porta para atender os ocupantes lá do fundo.
Ao menos, se não tiver onde carregar seus celulares, os passageiros lá do fundo são protegidos pelos airbags de cortina, que chegam até a última fileira. Em matéria de segurança, são tantos sistemas, tecnologias e alertas, que merecem um texto a parte. Alguns, aliás, até um pouco chatos e intrusivos, que ligam novamente a cada partida do carro. Porém, quase tudo desligável pela rápida multimídia rotativa de 15,6”.
Receita extra
Só os proprietários desses carros reestilizados terão ao seu dispor alguns luxos e confortos extras, como massageador e ventilador para os dois bancos dianteiros, um poderoso sistema de som Dynaudio, head-up display, teto-solar panorâmico maior e um nível melhorado de silêncio a bordo (agora sim, compatível com seu preço e proposta). Itens que vieram para completar uma lista de equipamentos já imensa, que você pode ler no final da matéria, deixando o carro mais agradável e prático no uso geral. Sem contar que melhorou sua relação custo X benefício.

Perfeito nenhum carro é. Mas o Tan mostra evolução, algo muito bem vindo em um segmento desses, que não tem muitos concorrentes, mas rivais com nome poderoso e carreira de peso. Audi Q7 e Volvo XC90 são bons exemplos. Falando de modelos 100% elétricos desse porte, temos o Audi Q8 e-tron de R$ 700 mil (cinco lugares) e Mercedes-Benz EQS SUV de R$ 940 mil (sete lugares), basicamente. Por esses menos de R$ 537 mil do BYD, pode ser que valha a pena deixar de lado os (poucos) pontos negativos no meio de tantas qualidades. Dinastia reforçada!
Ficha técnica:
Concepção de motor: elétrico, duplo (dianteiro e traseiro), com refrigeração líquida das baterias e propulsor, conjunto de baterias de íon-lítio instaladas no parque, capacidade de energia de 108,8 kWh |
Carregamento: entrada Tipo 2, recarga via eletropostos (de 1h10min. a 12h, dependendo da força) ou Wallbox (cerca de 12h). Regeneração de energia durante condução. |
Potência: 517 cv |
Torque: 71,4 mkgf |
Suspensão dianteira: independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora |
Suspensão traseira: independente, multibraço, com barra estabilizadora |
Direção: com assistência elétrica progressiva |
Freios: discos ventilados nas quatro rodas |
Pneus e rodas: Continental ContiSportContact+, medidas 265/40 com rodas de liga-leve aro 22 |
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,97 m/1,95 m/1,74 m/2,82 m |
Porta-malas: 940 litros (5 lugares) ou 235 litros (7 lugares) |
Alcance: 530 km (ciclo WLTP) ou 430 km (ciclo INMETRO) |
Peso em ordem de marcha: 2,630 kg |
Aceleração de 0 a 100 km/h: 4,9 segundos |
Velocidade máxima: 190 km/h (limitada eletronicamente) |
Preço básico: R$536.800 |
Itens de série:
Suspensões com amortecedores adaptativos, Coluna de direção com ajustes elétricos para altura e profundidade, Pinças de freio dianteiras Brembo, Rodas de liga-leve escurecidas aro 22 com pneus 265/40, Carregador portátil 220V, Teto-solar panorâmico com abertura e fechamento elétrico e função antiesmagamento, Persiana do teto-solar com abertura e fechamento elétrico automático, Maçanetas externas com detalhes cromados, Amortecedores pneumáticos do capô, Limpador de para-brisa dianteiro com sensor de chuva, Rack de teto integrado em liga de alumínio, Faixa de acabamento em liga de alumínio superior e inferior das janelas laterais, Protetor inferior do conjunto de baterias, Ajuste manual da altura dos faróis, Conjunto óptico full-LED, Luz de neblina traseira em LED, Farol alto com ocular automático, Acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular , Faróis e lanternas com luzes interativas, Luzes de seta dinâmicas dianteiras e traseiras, Luz de porta de carregamento em LED, Luzes de cortesia nas quatro portas (LED), Tampa dos porta-malas com abertura/fechamento elétrico e acesso sem as mãos, Retrovisores externos com tilt-down, rebatimento elétrico e desembaçador, Volante multifuncional em couro sintético, Aquecedor de volante, Decoração em couro e camurça no painel , Carregamento sem fio para dispositivos móveis, Parassóis dianteiros com espelhos e luzes de maquiagem, 2 entradas USB (descanso de braço central), entrada tipo A e tipo C (segunda arquivo), entrada multimídia SD+USB, Apoio de braço central para primeira e segunda fileiras, Soleiras das portas personalizadas em metal, Assoalho dianteiro iluminado (motorista e passageiro), Porta-malas iluminadas, Painel de instrumentos digital personalizável de 12,3”, Tela multimídia rotativa 15,6” com Spotify e GPS nativos, Internet 4G a bordo, Sistema de comandos por voz inteligente, Sistema de som Dynaudio de 12 alto-falantes (775W de potência), Atualizações Over-The-Air, Ar condicionado automático digital com três zonas de temperatura (duas anteriores e uma traseira), Sistema de purificação e ionização inteligente do ar, Saídas de ventilação para as três fileiras, Iluminação ambiente em LED personalizável (dianteira e traseira), Espelho retrovisor interno fotocrômico sem borda, bancos em couro ecológico, Bancos da segunda fileira divididos 40/ 60 com rebatimento e penetração sobre trilhos, Bancos de segunda fileira com ajustes ajustados dos encostos, Bancos dianteiros aquecíveis e com ventilação em dois níveis, Bancos dianteiros com função de massagem (ajuste de intensidade e modo), Bancos dianteiros com ajustes de lombar, Sistema de duas memórias de posição para motorista (banco, volante e espelhos retrovisores), Encostos dos bancos dianteiros com ajuste vertical e horizontal, Bancos dianteiros com extensores de assento, Banco do motorista com modo de embarque/desembarque, 6 Airbags, Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e ajustes de altura,Aviso sonoro de uso do cinto de segurança para as três fileiras, Câmeras 360º HD com projeção 3D, Câmera interna, Monitores de ponto-cego, Head-Up Display ajustável, Freio de mão eletromecânico com função Auto Hold, Impulsão hidráulica do freio (HBB ), Assistência hidráulica ao freio (HBA), Sistema de controle de tração (TCS), Controle de dinâmica do veículo (VDC), Assistente de partida em rampa (Hill Holder), Assistente inteligente de descidas (Hill Descent), Sistema de controle de tração (TCS), Sistema coordenado de frenagem regenerativa (CRBS), Sistema de controle de prevenção de capotamento, Controle de cruzeiro adaptativo com Stop-Go (ACC-S&G), Alerta de velocidade com limitador eletrônico, Distribuição eletrônica de frenagem (EBD ), Sistema de reconhecimento de sinais de trânsito (TSR), Aviso de colisão frontal (FCW), Sistema de aviso de colisão preditiva (PCW), Frenagem de emergência automática (AEB), Aviso de colisão traseira (RCW), Frenagem de emergência , Alerta de tráfego cruzado frontal (FCTA), Alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA), Sistema de assistência de saída de faixa (LDA), Assistência de permanência na faixa (LKA), Sistema de assistência de mudança de faixa (LCA), 4 sensores de estacionamento dianteiro e 4 sensores de estacionamento traseiros, Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), Travamento automático de portas, Trava infantil nas portas traseiras, Função de partida remota (incluindo ativação do ar-condicionado), Chave presencial e partida inteligente (botão ou pedal de freio), Compatibilidade com chave NFC, Seletor de modos de condução (Eco, Normal, Sport e Baixa Aderência)Trava infantil nas portas traseiras, Função de partida remota (incluindo ativação do ar-condicionado), Chave presencial e partida inteligente (botão ou pedal de freio), Compatibilidade com chave NFC, Seletor de modos de condução (Eco, Normal, Sport e Baixa Aderência)Trava infantil nas portas traseiras, Função de partida remota (incluindo ativação do ar-condicionado), Chave presencial e partida inteligente (botão ou pedal de freio), Compatibilidade com chave NFC, Seletor de modos de condução (Eco, Normal, Sport e Baixa Aderência)