(Avaliação) BYD Dolphin Plus anda mais e vai mais longe. Só isso?

Já adianto: não. É mais que isso. Na realidade, essa versão mais completa (e cara) do Dolphin passou a impressão de ser quase “um Dolphin e meio”. Não só pelo preço R$25 mil mais salgado que o da versão GS convencional (quase R$185 mil no total), mas também por ter bastante coisa de diferente: design, equipamentos, sistemas de segurança, motor elétrico, baterias de tração, freios, direção e até concepção de suspensões! Quase um outro carro… 

Custa R$25 mil a mais, e traz algumas boas diferenciações, a exemplo dessa cor “azul piscina” metálica, acompanhada do capô e teto cinzas (Foto: Lucca Mendonça)

Diferenças

O Dolphin Plus veio para combater o GWM Ora 03 GT, que é tabelado nessa mesma faixa de preço, e nada muito além. Isso explica sua pegada mais esportiva, com direito a parachoques redesenhados (mais retilíneos e imponentes), rodas diferenciadas (há ainda outra opção de desenho, diamantado), interior mais caprichado e mecânica recalibrada (freios mais poderosos, molas e amortecedores um pouco endurecidos, direção mais responsiva). A pegada do carro é outra, justamente mais esportiva, combinando com o motor elétrico mais poderoso, de 204 cv de potência e pouco mais de 31 mkgf de torque.  

“by Yuan Plus”

Aliás, motor elétrico esse que vem emprestado do irmão maior Yuan Plus, junto dos freios e do pack de baterias: ao invés dos 45 kWh do GS, aqui são mais de 60, o que garante uma “folga” para rodar mais com o Dolphin Plus sem se preocupar com recarga. Além disso, pelo peso maior, essas baterias ajudam a reduzir seu centro de gravidade e concentrar mais massa no assoalho.

Sem dúvidas, melhora bastante a dinâmica do carro, porém ele ainda é bem macio e confortável: a carroceria rola e inclina consideravelmente em curvas rápidas, em que pese o acerto um pouco mais rígido do conjunto e as suspensões independentes nas quatro rodas. A estabilidade direcional é excelente: ele não “passarinha” nada.

Nesse carro, o eixo traseiro multibraço garante, aí sim, um comportamento um tanto melhor na buraqueira, absorvendo com competência os pisos ruins. Compensa, até mesmo, os pneus mais durinhos e de perfil baixo (Dunlop, de primeira linha), que tem por missão melhorar a dinâmica desse Dolphin. No apanhado, há conforto, boa absorção do piso e um curso até generoso de suspensões para um hatch elétrico de proposta mais esportiva como ele. Os 12 cm de altura livre do solo são contidos. 

Vívido

Com o motor elétrico mais poderoso, ainda instalado na dianteira, o Dolphin Plus ganha (bastante) vida. Arranca de forma mais abrupta, algo que a versão GS de 95 cv não faz, e ganha velocidade com muito mais rapidez. O controle de tração permite uma boa “cantada” dos pneus nas largadas, o torque já faz com que os ocupantes colem as costas nos bancos, e existe fôlego de sobra até chegar na sua velocidade máxima (pelo painel, 170 km/h, ou 10 km/h a mais que o número declarado).  

É um carro de estilo mais jovial, vide a direção mais afiada. Com freios responsivos, mantendo o pedal confortável e progressividade, parar a massa desse hatch é tarefa fácil, e a direção responde aos comandos de forma um pouco mais direta. Uma pena não haver nele o ajuste do peso da assistência elétrica, como em outros carros mais caros da marca: deixar a direção um pouquinho mais dura cairia bem no seu estilo geral. O capricho nas mantas fonoabsorventes ajudam no maior silêncio a bordo, e a maior fonte de ruídos na estrada torna-se o atrito dos pneus com o asfalto. 

(ainda) prático

Nem por isso, porém, o Dolphin deixa de lado aquele estilo prático, com cabine bem espaçosa, porta-malas grande e excelente espaço interno, que remete ao Honda Fit. A praticidade também está ligada a maior autonomia conseguida pelas baterias maiores: entre os 330 km indicados pelo INMETRO e os 427 divulgados pelo WLTP, a prática fica no meio desse caminho. Na cidade, com modo Eco ligado, regeneração de energia máxima (estanca muito bem o carro, aliás) e ar-condicionado ligado, não era surpresa rondar os 14,3 ou 14,5 kWh a cada 100 km. Em termos mais comuns, algo ao redor de 6,95 km/kWh (417 km de alcance).  

Motor elétrico fica acoplado ao eixo da frente, abaixo das centrais eletrônicas e cabeamentos que vão no cofre (Foto: Lucca Mendonça)

Na estrada, há uma variação maior, sempre de acordo com o pé de quem dirige: maneirando, 15,7 kWh (6,35 km/kWh, 380 km de alcance), ou, com bastante pressa, 5,1 km/kWh, o que leva a 305 km de autonomia. Teste prático? Uma viagem de 215 km com zero preocupações quanto ao consumo de energia (altas velocidades, acelerações fortes, três a bordo), mas ainda mantendo modo Eco de condução e máxima regeneração, cumprida com 70% de sua carga total (saída com 98% e chegada com 28%). Em números mais “palpáveis”, 340 km de autonomia na estrada e 400 na cidade em condições normais de uso. Dá para encarar viagens. 

Não foi incomum ver esse Dolphin Plus conseguindo médias de consumo de energia até melhores que as do Dolphin comum. A explicação não está no peso (o Plus é 240 kg mais gordo!), mas sim na sobra de força: vez ou outra, com o modelo convencional, é preciso exigir mais torque do seu motor elétrico. Isso, claro, aumenta a demanda de energia, e o consumo sobe.  

Nessa versão mais potente, há muito mais torque do que ele necessita, mesmo quando está cheio com pessoas e carga. O motorista pressiona menos o acelerador, pode manter o carro no modo de economia com mais frequência e o carro ganha velocidade demandando menos energia das baterias. Bingo! 

Em contrapartida, claro, baterias maiores demoram mais nas recargas, então é necessário se programar um pouco mais nas viagens e percursos longos a bordo do Dolphin Plus. Ao menos, o carregador portátil é de série (220V, tomadas residenciais). Entrada tipo 2 de fácil acesso e trava para ninguém desplugar o carro sem querer estão presentes.  

Mais completo

A versão Plus tem vários itens indisponíveis na GS de entrada, principalmente no que diz respeito a tecnologia e segurança (Foto: Lucca Mendonça)

Além de andar mais, chegar mais longe e ser um pouco mais acertada na direção, essa versão é mais completa. Teto panorâmico, carregador de celular sem fio, bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento (poderia dar lugar a ventilação), piloto automático adaptativo (ACC), além de um enorme pacote ADAS com “babás eletrônicas” de sobra, que previnem acidentes e ajudam motoristas distraídos ou sem muita habilidade ao volante, são de série aqui.  

Os vários alertas e avisos sonoros dos assistentes de condução são chatos, isso é fato, porém dá para desligar tudo pela multimídia. Só que na próxima vez que o carro é ligado, tudo está lá a postos novamente: mais alguns toques na tela central para desativá-los. A falta de retrovisor interno fotocrômico parece economia de palito em banquete, um deslize.  

Console central com duas portas USB para recarga de dispositivos (Foto: Lucca Mendonça)

“Dolphin e meio” 

Uma compra mais emocional parece exemplificar melhor o negócio desse Dolphin Plus. O GS, de entrada, com seus 95 cv, é quase o senhor da racionalidade, enquanto o Mini, “elétrico popular”, abre as portas para a linha BYD no Brasil. Sim, esse aqui anda mais e vai mais longe, só que as melhorias vão além… 

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Ficha técnica:

Concepção de motor: elétrico, dianteiro, refrigeração líquida de baterias e propulsor, conjunto de baterias de lítio-ferro-fosfato instaladas no assoalho, capacidade de energia de 60,5 kWh
Carregamento: entrada Tipo 2, recarga via eletropostos (entre 60min. e 09h00min, dependendo da força), wallbox (entre 5h30 e 09h00min, dependendo da força) e tomadas 220V (cerca de 27h00min). Regeneração de energia durante condução
Potência: 204 cv
Torque: 31,6 mkgf
Suspensão dianteira: independente, McPherson, com barra estabilizadora
Suspensão traseira: independente, multibraço, com barra estabilizadora
Direção: com assistência elétrica progressiva
Freios: discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira
Pneus e rodas: Dunlop SP Sport FM800, medidas 205/50 e rodas de liga-leve aro 17
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,29 m/1,77 m/1,57 m/2,70 m
Porta-malas: 345 litros
Alcance: 427 km (ciclo WLTP) ou 330 km (ciclo PBEV)
Peso em ordem de marcha: 1.658 kg
Aceleração 0 a 100 km/h: 7,0 segundos
Velocidade máxima: 160 km/h (limitada eletronicamente)
Preço básico: R$184.800

Itens de série:

Cintos de segurança de três pontos com pré-tensionador (todos os assentos), Chave presencial, Assistente de Frenagem Hidráulico (HBA), Sistema de Controle de Tração (TCS), Desaceleração Controlada para o Freio de Estacionamento (CDP), Controle Dinâmico do Veículo (VDC), Frenagem Automática de Emergência (AEB), 7 airbags (2 frontais, 2 laterais dianteiros, 2 de cortina, 1 central dianteiro), Controle de cruzeiro adaptativo (ACC), Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, Câmera 360º com projeção 3D em HD, Frenagem Confortável (CST), Reconhecimento de Placas de Trânsito (TSR), Sistema de Limpeza de discos de Freio (BDW), Direção Elétrica (C-EPS), Seletor de modos de condução (Eco, Normal, Sport e Neve), Volante com ajuste manual de altura e profundidade, Travamento central das portas, Sistema Direto de Monitoramento da Pressão dos Pneus (TPMS), Sistema eletrônico antifurto, Lembrete do uso de cinto de segurança (todos os assentos), Assistente de Partida em Subida (HHC), Banco traseiro reclinável, Detecção de ponto cego (BSD), Distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD), Sistema de freio regenerativo coordenado (CRBS), Monitoramento da fadiga do motorista (DFM), Aviso de porta aberta (DOW), Controle Inteligente de Limite de Velocidade (ISLC), Alerta de colisão frontal (FCW), Assistência de Emergência para Manutenção de Faixa (ELKA), Assistência à Saída de Faixa de Rodagem (LDA), Aviso de colisão por mudança de faixa (LCW), Alerta de colisão traseira (RCW), Alerta de tráfego cruzado traseiro e dianteiro, Frenagem autônoma para tráfego cruzado dianteiro e traseiro, Iluminação dianteira adaptativa (AFL), Trava manual de segurança para crianças, Freio de Estacionamento Eletrônico (EPB) com função Auto Hold, Manopla de transmissão eletrônica, Sistema de purificação de ar (automático), Ar-condicionado digital automático dual zone com filtro de alta eficiência PM2.5, Volante de 3 raios multifuncional, Painel de instrumentos LCD de alta resolução de 5″, Assentos forrados em couro sintético azul escuro, Ajuste elétrico do banco do motorista (6 posições), Ajuste elétrico do banco do passageiro dianteiro (4 posições), Ajuste manual dos encostos de cabeça do banco traseiro, Sistema ISOFIX de fixação de cadeira infantil, Para-sóis do motorista e do passageiro dianteiro com espelhos e iluminação, Tomada 12V no console, 2 entradas USB dianteiras, 2 entradas USB traseira, Carregamento de smartphone sem fio, Assentos dianteiros com aquecimento, Banco traseiro reclinável, Multimídia com tela flutuante de 12,8″ e rotação elétrica, Rádio AM/FM, Sistema de assistente de voz (Hi BYD), conexões Apple Carplay e Android Auto, Sistema de navegação GPS online, Atualização remota OTA, Serviço de armazenamento em nuvem BYD, Conexão de rede 4G, Sistema de som com 6 alto-falantes, Conjunto óptico full LED (faróis e lanternas), Grade dianteira com iluminação de posição, Sensor crepuscular para acendimento automático dos faróis, Lanterna de neblina traseira, Iluminação de porta-malas em LED, Luzes de leitura dianteiras e traseiras em LED, Vidros elétricos nas 4 portas com função one-touch, Iluminação de boas-vindas nos retrovisores externos, Maçanetas das portas na cor do veículo, Rodas de liga leve de alumínio de 17 polegadas, Antena tipo barbatana de tubarão, Assistente de farol alto (AFL), Espelhos retrovisores externos com ajustes elétricos e rebatimento elétrico, Desembaçador para espelhos retrovisores externos, Vidro traseiro com limpador e lavador, Desembaçador traseiro 

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Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.